Nossos projetos são divididos em três categorias: projeto de arquitetura, projeto de interiores + decoração e projeto de decoração:
1. PROJETO DE ARQUITETURA
PROJETO DE ARQUITETURA
É o estudo de uma edificação como um todo e de seu entorno imediato. Pode envolver a criação de uma nova edificação ou a reforma de uma edificação existente. Caracteriza-se como projeto de arquitetura porque envolve a produção de desenhos técnicos de fachadas, cortes, planta de locação, cobertura, plantas baixas além de requerer aprovação dos projetos nos órgãos competentes. Este serviço é contratado, em sua maioria, com projeto de interiores complementar ao projeto de arquitetura.
PROJETO DE INTERIORES + DECORAÇÃO
Quando o projeto é limitado ao interior da edificação. A arquitetura de interiores contempla a remodelação dos espaços e funções por meio da retirada e/ou proposição de paredes, bancadas, armários fixos, pontos elétricos e hidrossanitários, entre outras modificações. Este projeto inclui o projeto de decoração pois envolve a proposição e especificação de elementos de mobiliário soltos e elementos de decoração em geral, como cortinas, tapetes, adornos, etc. É a principal indicação para projetos de reforma.
PROJETO DE DECORAÇÃO
Envolve a especificação de mobiliários soltos, cortinas e persianas, papel de parede e tintas, tapetes, adornos e elementos de decoração em geral. É possível contrata-lo separadamente porque não envolve estudo de remoção/implantação de paredes, mudança de elementos fixos como bancadas, marcenaria, equipamentos sanitários, pontos elétricos e hidráulicos, entre outros. Ou seja, é o serviço indicado para espaços que necessitam apenas de mudanças de cores e texturas reversíveis e proposições de elementos soltos, como é o caso de apartamentos alugados, por exemplo.
2. ACOMPANHAMENTO DE OBRA
Tão importante quanto o projeto de arquitetura, o serviço de acompanhamento de obra, realizado após a entrega de todas as etapas do projeto de arquitetura e complementares, tem a função de garantir a implantação correta do projeto na obra. Ele é essencial pois, ao contar com a supervisão frequente e programada do arquiteto durante a execução da obra, este serviço fornece a rápida resolução de questões de projetos ou complicações que podem surgir durante o processo.
São vários os problemas que podem acompanhar a ausência deste serviço no canteiro de obras, mesmo quando a equipe contratada para a obra é qualificada e o projeto desenvolvido é completo e suficiente para execução. Isso se deve pela quantidade de detalhes que um projeto de arquitetura engloba e a relação dessa complexidade com o profissional encarregado. Ao contratar o serviço de acompanhamento de obra, retrabalho, gastos não previstos e desgaste nas relações profissionais são evitados além da garantia de um excelente resultado.
O acompanhamento do projeto na obra deve ser contratado conjuntamente ao projeto de arquitetura. É possível, porém, que sua contratação seja definida no início da obra. A quantidade e a periodicidade ideal de visitas realizadas dependerá da tipologia do projeto e do acordo realizado com cada contratante.
3. CONSULTORIA IMOBILIÁRIA
O serviço de consultoria que o escritório realiza tem como objetivo orientar e auxiliar clientes que pretendem comprar, vender, alugar, reformar ou construir um imóvel e precisam de uma análise profissional das características do imóvel e de suas possibilidades construtivas.
A análise do imóvel é feita a partir de uma visita ao local e quesitos físicos objetivos e subjetivos são observados e descritos ao cliente de acordo com suas necessidades relatadas previamente. A consultoria imobiliária é muito importante porque auxilia o cliente em sua tomada de decisão em relação ao imóvel além de direciona-lo à ações necessárias para seus objetivos.
Alguns critérios que podem ser analisados pelo arquiteto são:
- Reconhecimento da qualidade dos materiais de revestimento e de infraestrutura do imóvel;
- Análise das possibilidades construtivas a partir da distribuição dos espaços existentes do imóvel;
- Identificação de patologias e problemas como fissuras, infiltrações, falhas no sistema hidrossanitário e elétrico;
- Análise do posicionamento dos cômodos em relação à incidência solar e suas consequências para o bem estar dos moradores;
- Análise das características de um terreno para a exploração de suas possibilidades arquitetônicas;
- Direcionamento projetual para valorização de venda de imóvel.
A análise do arquiteto dependerá da tipologia do imóvel e do objetivo da consultoria. Dessa forma, diversos outros critérios poderão ser empregados para o estudo do local. As observações técnicas e subjetivas realizadas pelo profissional de arquitetura são fundamentais para decisões conscientes e seguras.
4. AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS
O serviço de avaliações de imóveis deve realizado por profissional habilitado e tem o objetivo de identificar valores reais de mercado de um bem imóvel. São eles: valor de compra/venda, valor de locação, valor patrimonial, custo de reedição de benfeitoria nele realizado, valor de liquidação forçada, valor de desmonte, valor de indicador de viabilidade para empreendimentos, entre outros. Esses valores têm a finalidade de fundamentar ações de locação, aquisição/doação, dação em pagamento, permuta, garantia/seguro, ações com fins contábeis entre outras finalidades.
Os imóveis e edificações são avaliados conforme o método comparativo de dados do mercado, utilizando a inferência estatística básica empregada em trabalhos de avaliação de imóveis urbanos, fundamentando-se na NBR 14.653 Partes 1 e 2 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas avaliações são certificadas com grau de fundamentação e precisão apropriadas conforme a NBR 14.653.